quinta-feira, 14 de junho de 2012

Diversidade de Materiais.

A natureza é composta de uma diversidade de materiais, como a terra, madeira, rochas, metais, gases, água e entre outros. Os seres humanos transformam os materiais que encontram na natureza, assim fazemos os vidros, plásticos, papel ... é dessa forma que obtemos matéria prima.

Massa, volume e densidade.

  • Propriedades da matéria
Matéria, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e pode ser pesado.Uma porção limitada de matéria é chamada de corpo.


A matéria apresenta propriedades gerais e específicas.


  • Propriedade geral da matéria são aquelas comuns a todo tipo de matéria. Massa, volume, impenetrabilidade e inércia .
  • Propriedade específicas da matéria são aquelas que dependem do material de que é feito um corpo. Cor, textura, e densidade.
Massa e inércia.

A massa é a medida da quantidade de matéria presente em um corpo. Mede-se a massa dos corpos por meio de instrumentos chamados balanças. A unidade padrão de medida de ,assa no sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma (kg).

A inércia é a propriedade relacionada à resistência que a matéria oferece à mudança do seu estado de movimento. 

Volume e impenetrabilidade.

Volume é a medida do espaço que um corpo ocupa. A unidade de medida de volume no SI é o metro cúbico (m³).
A impenetrabilidade é a propriedade da matéria responsável pelo fato de dois corpos não ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Conhecendo apenas as propriedades gerais da matéria não teremos informações sobre o material do qual o corpo é feito. Para identificar um material é necessário conhecermos as suas propriedades específicas.

Densidade: uma propriedade específica.

Se colocarmos em uma balança dois corpos de diferentes materiais (ferro e madeira ), com formas e volumes iguais, nota-se que o corpo de ferro tem maior massa do que o corpo de madeira. Essa diferença de comportamento deve-se aos diferentes valores das densidades dois dois materiais: o ferro é mais denso que a madeira.

Densidade de um corpo é a razão entre sua massa e seu volume. 
  • densidade= massa / volume
É comum expressarmos a densidade em gramas por centímetro cúbico (g/cm³). A densidade de um material depende do seu estado físico, podendo variar coma temperatura.

Um comentário: