quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os estados físicos da matéria.

Sólido, líquidos e gases
A matéria é encontrada em três estados físicos: Sólido, líquido e gasoso. Algumas propriedades dependem de seu estado físico.

O estado sólido.


Os sólidos têm volume fixo e suas formas não dependem do recipiente que os contém. Entretanto alguns sólidos podem ser modelados de modo a ter sua forma modificada, enquanto outros terão sua forma alterada somente se forem partidos em pedaços menores.

Vejamos exemplos de propriedades dos sólidos:

  • Resistência ou tenacidade. O sólido resistente é capaz de suportar a ação de forças intensas sem romper-se. Ex: ferro
  • Dureza. Um sólido é duro quando é difícil riscar sua superfície. Ex: pedras preciosas como o diamante.
  • Maleabilidade. Um sólido maleável deforma-se e naão recupera a forma original quando cessa a força causadora da deformação. Ex: Ouro
  • Elasticidade. O sólido elástico deforma-se e recupera a sua forma original quando cessa a força causadora da deformação. Ex: Elástico 


O estado líquido.


Os líquidos tem volume fixo e se diferenciam dos sólidos por adquirirem a forma do recipiente em que estiverem contidos. Além disso, os líquidos diferem dos sólidos por terem volatilidade que este por sua viscosidade, duas propriedades específicas que dependem das substâncias que os formam.

O éter, a cetona o álcool e a gasolina são líquidos mais voláteis que a água. Os óleos comestíveis são menos voláteis que a água. A volatilidade dos líquidos se torna maior com o aumento da temperatura .

O estado gasoso.

Os gases tem forma e volume variáveis, que dependem do recipiente que os contém. Eles ocupam todo o volume disponível; por isso, se o volume do recipiente aumenta, ele se expandem; se o volume diminui, eles sofrem compressão.
O volume dos gases também se altera por avariação de temperatura; o volume de um gás aumenta se ele é aquecido e diminui se é esfriado. A variação do volume por sua vez, influi na densidade dos gases; quando maior o volume de certa massa de gás, menor sua densidade.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_f%C3%ADsicos_da_mat%C3%A9ria

Nenhum comentário:

Postar um comentário