sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mudanças de estado físico.

O estado físico depende da temperatura.

O estado físico de uma substância depende da temperatura em que ela se encontra e da pressão a que ela está submetida. No pólo sul, por exemplo, onde a temperatura média é inferior a 0 °C, a maior parte do solo é recoberta por água no estado sólido.
Os metais transformam-se em líquidos quando aquecidos até altas temperaturas e , com isso, podem adquirir a forma dos recipientes em que são colocados.
TANTO O AUMENTO COMO A DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA PODEM PROVOCAR TRANSFORMAÇÕES NO ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA.

Mudanças que ocorrem com o aumento da temperatura.

As mudanças do estado físico provocadas pelo aumento da temperatura são: A FUSÃO, A VAPORIZAÇÃO E A SUBLIMAÇÃO.
Fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido.
Vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Essa transformaçaão ocorre de duas maneiras: pela evaporação e pela ebulição.
  • Evaporação é um processo de vaporização que ocorre lentamente e à temperatura ambiente na superfície dos líquidos. Quanto mais volátil é um líquido, mais rápida é a sua evaporação.
  • Ebulição é um processo de vaporização rápido que ocorre em todas as partes do líquido. Formam-se bolhas de vapor que sobem até a superfície provocando uma grande agitação do líquido. Quando isso acontece, dizemos que o líquido ferve.
Sublimação é a mudança direta do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ela é observada facilmente no caso de algumas substâncias sólidas, como a cânfora e a naftalina.

Mudanças que ocorrem com a diminuição da temperatura.

A diminuição da temperatura pode provocar a solidificação , a condensação e a sublimação.
  • Solidificação é a mudança do estado líquido para o sólido. Por exemplo, a lava que sai do interior dos vulcões é um material líquido, que está em uma temperatura muito alta. Em contato com o ambiente, mais frio a lava se solidifica-se, formando vários tipos de rocha.
  • Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Por exemplo, o vapor de água que existe na atmosfera condensa-se quando é esfriado. Observamos essa condensação quando, sobre a parede externa de um copo vazio onde colocamos gelo, forma-se uma fina camada de água líquida. 
  • Sublimação também é a mudança do estado gasoso diretamente para o estado sólido. Nesse caso, ela é também chamada de cristalização ou ressublimação. Alguns exemplos são geada e a formação do granizo.
Geada: forma-se quando o vapor de água presente no ar entra em contato com suprefícies mais frias, tornando-se sólidos sem passar pelo estado líquido.
Granizo: é constituído por grânulos de gelo formados pela sublimação do vapor de água das nivens mais altas da atmosfera. Esses grânulos crescem em tamanho e massa, conforme mais vapor se cristaliza na sua superfície, ocorrendo então a precipitação do granizo.

Referência : http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_f%C3%ADsicos_da_mat%C3%A9ria

6 comentários: